Plano de aula 5 - Energia hidrelétrica
Objetivo(s)
Identificar
a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo,
avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias
hidrográficas.
Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas.
Promover
ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos
hídricos e evitar usos inadequados da energia disponível.
Conteúdo(s)
Água
e energia: matriz energética; geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas no Brasil e no mundo; uso da água para geração de energia e
impactos socioambientais
Geografia,
Ciências e História
Ano(s): 6º ao 9º
Tempo estimado : 3 aulas
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Esta
é a última proposta de trabalho de uma série de cinco sobre a questão da água
no Brasil e no mundo. Até aqui, os professores e estudantes tiveram a
oportunidade de entrar em contato com temas e assuntos como o ciclo da água, a distribuição e a disponibilidade de água na Terra -
face às condições naturais e, principalmente, aos usos desse recurso - e também suas modalidades de
utilização e repercussões. Na quarta sequência didática esteve em questão
a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo,
apontando a necessidade de visões integradas e usos compartilhados das bacias
hidrográficas.
Agora,
vamos examinar o uso da água para a produção de energia e avaliar seus limites
e possibilidades, com destaque para a situação do Brasil, onde as usinas
hidrelétricas são as responsáveis por mais de dois terços da energia elétrica
gerada no país.
De
onde vem a energia elétrica que utilizamos todos os dias? Como é a composição
da matriz energética nacional? Nesse quadro, qual é o papel da energia
hidrelétrica? Por que, mesmo com a disponibilidade de recursos naturais no
Brasil, são instituídos planos e aparecem recomendações para economizar
energia? Essas e outras questões podem compor planos de aula, projetos de
trabalho na escola e sequências didáticas sobre a relação entre água e
energia.
Faça
uma conversa inicial com a turma sobre a questão da energia no mundo de hoje:
para onde vai a energia produzida? Quais setores mais demandam energia? No caso
do Brasil, como é a composição da matriz energética e qual o papel da energia
hidráulica? Quais os benefícios e prejuízos da opção pela geração de energia em
hidrelétricas?
Esclareça,
em primeiro lugar, que a matriz energética refere-se às fontes naturais ou
energia primária que um determinado país, região ou localidade dispõe. É comum
dizer que o conjunto das fontes de energia primária de um país é a sua matriz
energética. A fonte de energia, por sua vez, inclui as fontes naturais de
energia primária (a matriz) e as fontes artificiais de energia secundária. Esta
última é a energia transformada pela ação humana por meio dos equipamentos e
sistemas energéticos. Por exemplo, um rio é uma fonte de energia natural, portador
de uma energia primária, a hidráulica. Já a usina hidrelétrica é uma fonte de
energia artificial, que transforma energia hidráulica (primária) em
eletricidade (secundária). O mesmo raciocínio se aplica ao caso do petróleo -
energia primária - e da gasolina - energia secundária. Peça que os estudantes
examinem o planisfério e os gráficos a seguir.
Para seus alunos
Capacidade
instalada em usinas hidrelétricas no mundo
Fonte:
The International Journal On Hydropower & Dams - IJHD. World Atlas &
Industry Guide. 2000.
A energia das águas
Quantidade de energia gerada anualmente pela água, por região em 1999 (em milhões de toneladas do equivalente em petróleo)
Quantidade de energia gerada anualmente pela água, por região em 1999 (em milhões de toneladas do equivalente em petróleo)
Fonte:
CLARKE, Robin; KING, Janet. O Atlas da Água. São Paulo: Publifolha, 2005, p.
43.
Brasil: Evolução das participação das fontes de energia -
1970-2006
(em tenp - toneladas equivalentes de petróleo)
(em tenp - toneladas equivalentes de petróleo)
Fonte:
Ministério das Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço
Energético Nacional 2007: ano base 2006. Rio de Janeiro: EPE, 2007.
Ressalte que alguns países se destacam na produção de energia hidrelétrica.
Juntos, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos e Rússia respondem por mais de
50% do total. Assinale que alguns países apresentaram aumento na produção nos
últimos anos, caso de nações africanas de zonas tropicais úmidas, como a
República Democrática do Congo, Tanzânia, Moçambique e Zâmbia - além de
vizinhos do Brasil, como Colômbia e Venezuela. De outro lado, como mostra o
gráfico "A Energia das Águas" (acima), a quantidade de energia das águas
gerada ainda é muito baixa em algumas regiões do planeta, o que mostra
disparidades na capacidade instalada. Assim, a Europa e a América do Norte
apresentam valores altos, enquanto regiões como a América Latina e a África
ainda estão muito abaixo, comparado ao seu grande potencial.
Outro
dado importante é considerar a participação da energia hidrelétrica no total da
energia gerada no mundo. Dados da Agência Internacional de Energia apontam que
o petróleo, combustível não-renovável e que provoca a emissão de gases-estufa,
ainda responde por cerca de 50% do consumo mundial de energia, mais do que o
dobro da articipação da energia hidrelétrica nesse quesito.
No
caso brasileiro, os estudantes podem verificar, de acordo com o gráfico sobre a
evolução da participação das fontes de energia no Brasil, que a hidrelétrica
responde hoje por cerca de 30% da oferta interna geral (consulte a
reportagem Brasil: Energia Múltipla, no Planeta Sustentável). Mas ela
é também a principal responsável pelo fornecimento de energia elétrica do país,
com índices acima de 90%. Informe ainda que os principais consumidores no mundo
são os setores industrial e de transportes. Em nosso país, a indústria responde
por cerca de 40% do consumo de energia. Peça que os alunos organizem os dados e
escrevam suas reflexões sobre a produção de energia a partir de hidrelétricas.
2ª etapa
Destaque
para a turma que a hidreletricidade é uma importante fonte renovável de
energia. Afinal, a água usada para movimentar as turbinas da usina volta ao
sistema natural. Portanto, não é consumida, como ocorre com seu uso para fins
agrícolas, domésticos ou industriais. Diferentemente dos combustíveis fósseis,
ela não produz gases de efeito estufa nem poluentes. Em regra, essa fonte tem
mais aceitação do que, por exemplo, a energia nuclear - sempre há riscos de
vazamento. Questione os alunos sobre as contrapartidas dessa opção energética.
Mostre
que os reservatórios de água das usinas de grande porte provocam perda de água
por evaporação, antes mesmo de ela ser utilizada de alguma forma. Tais
reservatórios, que também servem ao controle de enchentes e produção de
alimentos, causam outra perturbação, que é a remoção de populações, obrigadas a
abandonar suas casas e áreas de cultivo e iniciar nova vida em reassentamentos.
A implantação dos reservatórios provoca ainda alterações nos ecossistemas,
desfazendo cadeias alimentares, criando obstáculos para a reprodução de espécies
aquáticas e subtraindo habitats da fauna terrestre. Costumam ocorrer alterações
também no nível dos lençóis freáticos. Em boa medida, o Brasil conheceu esses
problemas com a criação de grandes unidades, como as de Itaipu e Tucuruí. A
represa das Três Gargantas, na China, ao ser completada, em 2009, terá 640
quilômetros de comprimento e afetará direta ou indiretamente mais de 20 milhões
de pessoas. Parte da represa afetará uma fértil planície.
Desse
modo, as opções energéticas implicam discussão pública dos prejuízos e dos
benefícios. Recomendações indicam também que os projetos de novas usinas
hidrelétricas devem privilegiar as usinas de pequeno porte, que hoje já
respondem por cerca de 40% do total da energia hidrelétrica gerada no mundo. O
debate é um bom tema para uma dissertação dos alunos relacionando água e
produção energética. Eles podem aproveitar a oportunidade e pesquisar o
potencial de geração de energia e capacidade instalada nas diferentes bacias
brasileiras. Encomende o trabalho e discuta os resultados com toda a turma.
Avaliação
É
essencial avaliar o domínio dos conceitos, noções e processos em jogo, como os
de matriz e fonte energética, recurso renovável e não-renovável e as análises
sobre a produção de energia hidrelétrica. Avalie o conjunto das produções de
texto e a participação de cada um. Reserve um tempo para que as turmas avaliem
as experiências.
Quer saber mais?
Internet
- Balanço Energético Nacional 2008
Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.
- Atlas da Energia Elétrica, da Aneel
Atlas do órgão com tabelas, mapas e gráficos sobre as fontes de energia do Brasil.
- Balanço Energético Nacional 2008
Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.
- Atlas da Energia Elétrica, da Aneel
Atlas do órgão com tabelas, mapas e gráficos sobre as fontes de energia do Brasil.
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