O que é um Texto publicitário:
Texto publicitário é
uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais
consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar.
O texto
publicitário pode apresentar variações, dependendo da estratégia comunicativa
escolhida. Apesar de o objetivo final ser persuadir o leitor a adquirir ou
fazer alguma coisa, esse objetivo pode ser alcançado através de textos
argumentativos, narrativos ou descritivos. Os argumentativos expressam os
motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo; os narrativos apresentam o
produto ou empresa contando uma história e os descritivos indicam
características específicas sobre o produto ou empresa.
O texto publicitário
pode ser dividido em duas vertentes: a apolínea, que é baseada em
argumentos e narrativa racional e a dionisíaca, capaz de despertar emoções
no leitor.
Escrever um bom
texto publicitário requer criatividade, porque tem como intenção seduzir e criar
um laço de cumplicidade com o leitor, muitas vezes alterando a sua atitude.
Apesar disso, para redigir um bom texto publicitário não é preciso apenas
criatividade, é necessário conhecer o contexto do produto ou empresa, e saber
as melhores formas e técnicas de persuasão.
De acordo com o
psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é
alcançada através das seguintes técnicas:
·
Utilização de estereótipos;
·
Substituição de nomes ou isomorfia;
·
Identificação de inimigos em comum,
que são combatidos com a ajuda do produto e empresa;
·
Repetição ou afirmação;
·
Invocação de uma autoridade.
Características do texto publicitário
Para atrair a
atenção do leitor, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem
como metáforas, metonímias, antonímia (antítese), etc.
Além disso, existem
alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.
Efeito banalidade
vs efeito surpresa - Quando uma situação aparentemente normal evolui e
chega a uma conclusão inesperada.
Efeito surpresa aliado
com humor ou ironia.
Diferentes formas
fônicas, marcadas pela musicalidade. Ex: Dress to Impress
Estrutura do texto publicitário
Os textos
publicitários são alterados de acordo com o meio para o qual eles são criados.
Existem textos para a televisão, rádio, imprensa escrita, outdoors, Internet,
mailing, catálogos, etc.
Muitos textos
publicitários são constituídos por:
·
Headline ou título: que indica a
ideia-chave ou a promessa do texto;
·
Body copy ou corpo do texto:
texto curto de leitura fácil, uma síntese das ideias principais que informa;
·
Slogan: frase identificativa que
expressa uma filosofia da empresa ou produto em questão, indicando o posicionamento
da empresa ou da marca. Ex: Nike: Just Do It / MacDonald's - I'm
Loving It / Redbull - Te Dá Asas!
Fonte: http://www.significados.com.br/texto-publicitario/
Exemplos:
Teste: Você sabe economizar água?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.